Artigos

Mundo da Óptica: Lentes Progressivas: A vantagem das Lentes Progressivas

 

Lentes Progressivas : A Vantagem das Lentes Progressivas

 

Arquivo Escaneado 1Comparativamente as lentes unifocais e bifocais, as lentes progressivas oferecem ao presbita as seguintes vantagens:

Campo de visão nítido contínuo, da visão de longe à visão de perto: a lente unifocal limita o campo de visão nítida à visão de perto, e a bifocal cria dois campos visuais distintos, um para visão de longe, outro para visão de perto.

Visão confortável a meia-distância (de 50 cm a 1,50 cm), pois só a lente progressiva possui uma zona de potência especialmente destinada à visão intermediária. Na primeira fase da presbiopia - adições inferiores a 1.50 D - os utilizadores de unifocais e de bifocais beneficiam 

ainda de visão nítida a meia distância: a respectiva amplitude de acomodação é ainda suficiente para verem nitidamente sem correção óptica

ou com a correção para visão de longe, e a respectiva adição é ainda suficientemente fraca para não desfocar a visão a estas distâncias. Pelo contrário, quando a presbiopia aumenta - adições superiores a 2.00 D - a visão nítida a meia-distância já não é possível: a amplitude de acomodação torna-se fraca para se ver nitidamente sem compensação da visão de perto, e a adição torna-se muito forte para permitir ainda uma visão intermediária nítida. Só a lente progressiva permite ver confortavelmente a meia-distância.

Compensação contínua da acomodação adaptada à distância de visão: numa lente progressiva, os olhos encontram ao longo da progressão a potência adequada à distância de observação; numa unifocal, a acomodaçãoé suprida apenas para a visão de perto; com a bifocal, os olhos sofrem alterações brutais de amplitude de acomodação, passando duas vezes do estado de repouso à amplitude máxima entre a visão de longe e a visão de perto.

Percepção contínua do espaço envolvente assegurada por alterações graduais da potência em todas as direções. A lente unifocal não permite uma verdadeira percepção do espaço pois limita a visão ao espaço muito próximo. A bifocal divide o espaço em duas partes alterando a percepção: as linhas horizontais e verticais parecem quebradas e produz-se um salto de imagem na fronteira entre as zonas de visão de longe e de visão de perto.

 

 Fonte e Imagem: Cadernos de Óptica Oftálmica - Lentes Progressivas - Varilux University 

 

 

Imprimir Email