Artigos

Mundo da Óptica: Lentes Progressivas: O princípio de Base

Arquivo Escaneado 6Arquivo Escaneado 7

 

Lentes Progressivas : O princípio de Base 

A lente progressiva é uma lente cuja potência aumenta de forma contínua de cima para baixo, entre uma zona superior destinada à visão de longe e uma zona inferior reservada à visão de perto. Esta progressão é obtida através de uma variação contínua da curvatura da lente. Comparemos este princípio conceitual com o das lentes unifocais e bifocais.

A superfície de uma lente unifocal consiste numa esfera de raio apropriado que gera uma correção óptica apenas para a visão de perto (Figura 2a). Dado que a lente visa a focagem para perto, a visão será desfocada quando o utilizador levantar os olhos para ver ao longe. Além disso, este tipo de lente não proporciona uma correção específica para a visão intermediária, que dependerá unicamente da maior ou menor amplitude de acomodação do utilizador. (Figura 3a)

 

Numa lente bifocal, existem duas esferas justapostas - uma de grande raio para visão de longe e uma de pequeno raio para visão de perto - e unidas por um simples desnível que cria uma linha de separação visível (Figura 2b). A figura 3b representa um indivíduo com uma amplitude de acomodação residual de 1.50 D, corrigido com lentes bifocais com uma adição de 2.00 D: nota-se a ausência de campo de visão intermediária, para uma distância compreendida entre 50 cm e 67 cm.

 

Numa lente progressiva, a curvatura aumenta de forma continua entre a zona de visão de longe e a zona de visao de perto, proporcionando nitidez de visão para todas as distancias intermediarias. Este tipo de superfície é obtido por uma sucessão de curvas horizontais escalonadas, sem separação visível, desde a zona superior de visão de longe até a zona inferior de visão de perto, passando por uma zona intermediária (Figura 2c). O utilizador beneficia assim de uma visão contínua, do longe ao perto (Figura 3c).

 

Fonte: Cadernos de Óptica Oftálmica - Lentes Progressivas - Varilux University

 

 

Imprimir Email